Cada atualização de software legado é única, dependendo principalmente do que seu sistema é capaz de fazer no momento e do que você deseja que ele seja capaz de fazer no futuro.

Ao mesmo tempo, porém, atualizar um sistema legado nunca é uma improvisação. Segue abaixo os 7 principais passos a serem considerados ao atualizar seu software legado.

1 – Defina uma meta.

Enquanto alguns stakeholders se sentem desapontados com a possibilidade de modernização do software legado e decidem deixar as coisas como estão, outros mal podem esperar para fabricar uma estrutura completamente nova desde o início. Nenhuma das opções é uma abordagem correta sem o “pensamento” empresarial por trás dela. Essa é a razão pela qual cada modernização começa com um exame dos objetivos de negócios. Por exemplo:

  • Estou organizando uma consolidação com outra empresa, então preciso ajustar minha estrutura.
  • Preciso fazer a interface do meu sistema com a programação lógica que enviamos atualmente, no entanto, não sei se a reconciliação é concebível.
  • O número de usuários que usam minha solução está se expandindo rapidamente, então preciso torná-la adaptável e escalável.
  • Gastamos 80% de nosso orçamento de desenvolvimento em manutenção e apenas 20% em oferecer maior valor aos nossos clientes.

2 – Pesquise.

“O que considerar? Você precisa mesmo de uma substituição para o sistema em questão? Primeiro, verifique se existem maneiras mais modernas de resolver o problema. Tendemos a repetir o comportamento do passado. Esse problema ainda é relevante? Essas são as principais perguntas dos executivos deve priorizar primeiro”, enfatiza Brian Pagano, Chief Catalyst e VP da Axway.

Quando você define seus objetivos, é uma oportunidade ideal para verificar se o seu sistema suporta seu plano de negócios ou se uma parte do sistema o impede de atingir seus objetivos de negócio. Essa interação pode incorporar os avanços que a acompanham:

  • Verificação da stack de tecnologia. Quando sua estrutura depende de software obsoleto, seu time de desenvolvimento deve substituí-lo.
  • Levantamento de projeto. Independentemente da stack de tecnologia ser importante, uma revisão significativa de sua estrutura é indispensável. Uma pesquisa de engenharia capacitará seus especialistas em tecnologia para ver quais partes de sua estrutura funcionam adequadamente, quais requerem modernização e como várias partes se inter-relacionam.
  • Pesquisa de código. Bases de código antigas geralmente requerem pesquisa e refatoração cuidadosas.
  • Auditoria de configuração de UI/UX. Problemas de usabilidade são normais para o legado. Essa é a razão pela qual uma auditoria abrangente de UI/UX também é essencial.

3 – Escolha a estratégia.

Seguindo a etapa anterior, as equipes de desenvolvimento precisam lembrar que não existe uma estratégia genérica de modernização. É recomendável escolher uma ou várias abordagens entre as seguintes:

Replataforma

Aplicar alterações mínimas e, em seguida, mover o sistema legado para outra plataforma torna possível manter a estrutura de código existente. Ao mesmo tempo, o replatforming torna possível hospedar o software em um sistema operacional ou plataforma menos dispendioso. Principais benefícios de replataforma:

  • Não há muitos recursos e funções a serem modernizados.
  • Uma mudança parcial da empresa para a nuvem.
  • Economia financeira mensurável na empresa.

Refazer Interface

A segunda estratégia de modernização de software sugere mover uma quantidade mais considerável de funcionalidades para uma nova interface gráfica. Como resultado, mesmo sistemas antigos e desatualizados podem parecer novos. Sem produzir novas tecnologias, essa abordagem pode economizar muito. Refazer interface é ótimo quando:

  • Sua equipe tem fortes habilidades na tecnologia antiga e está pronta para melhorias contínuas de interface do usuário.
  • Sua equipe de gerenciamento está vinculada ao software legado.
  • Embora o software em si esteja desatualizado, sua base tecnológica é moderna em algum aspecto.

Reconstruir

Reconstruir significa criar o sistema legado da empresa desde o início. O único dilema aqui é recriar todo o sistema ou refazer apenas as partes principais do portfólio de software. Essa seria uma abordagem extrema, mas ainda oferece o maior ROI e a melhor vantagem competitiva por vários anos no futuro. Reconstrua seu sistema legado quando:

  • Você não pode mais suportar alterações usando o sistema atual.
  • Sua tecnologia subjacente não é mais suportada.
  • Seu sistema atual e sua tecnologia são muito caros para licenciar.

Estender e migrar

De todas as estratégias, estender e migrar seu software legado geralmente é o método de melhoria mais equilibrado e padronizado. Fazendo isso, você pode combinar o menor risco (e, portanto, custo de falha) e se beneficiar de uma transição gradual para novos componentes. Opte por estender e migrar quando:

  • Você vai substituir o sistema de lote para tempo real.
  • Você só precisa modernizar os dados antigos com o sistema de gerenciamento de banco de dados.
  • Você não tem muitas pessoas conduzindo seu processo de negócio atual.

4 – Cuide de seus dados.

Ao criar um novo sistema do zero, em vez de modernizar o software legado existente, você lidará com grandes quantidades de dados arquivados. É nesse momento que sua equipe de desenvolvimento deve migrar cuidadosamente tudo para um novo sistema. Cuide da consistência dos dados entre os dois sistemas.

Certifique-se de ter uma estratégia de migração de dados bem testada e confiável. Não economize em gastar tempo suficiente para testar tudo em ação. A melhor opção é manter o sistema antigo funcionando até se certificar de que sua versão atualizada está com tudo configurado e funcionando conforme o planejado.

A perda de dados é um problema crítico e uma das principais preocupações durante uma atualização do sistema legado, nunca deve ser subestimada. Entre as piores desvantagens potenciais, a perda de dados de negócios geralmente resulta em perda direta de receita e diferentes riscos de reputação, portanto, é fundamental ter um plano de ação bem pensado para a migração de dados antes de iniciar a migração.

5 – Documente tudo.

A documentação legada é realmente complexa. Ao mesmo tempo, no entanto, no cenário ideal, ele deve cobrir todos os cantos de todos os seus recursos e atualizações. Documentar cada elemento consistentemente ao criar uma nova solução torna possível preparar seu sistema para uma operação perfeita no futuro. Apenas lembre-se: quando você documenta tudo, seu código fica muito mais fácil de manter, estender e alterar.

6 – Considere os fatores humanos.

Além da complexidade técnica, atualizar um sistema de TI e integrar os usuários não será algo que acontecerá da noite para o dia. Tanto as pessoas quanto os sistemas têm maior probabilidade de resistir à transformação digital, em vez de adotá-la. Isso significa que você precisará estabelecer pelo menos um nível básico de compreensão e aceitação junto ao time de desenvolvimento algum tempo antes do início da adoção. Fazendo isso, as chances são de que tudo termine com uma implementação bem-sucedida e mais previsível.

7 – Evite interrupções internas.

Uma atualização do sistema geralmente vem com a migração de um sistema para o mais novo. Dependendo dos prazos predefinidos, isso geralmente leva meses para ser concluído. Agir proativamente para minimizar possíveis interrupções e melhorar a colaboração interna é o melhor caminho a seguir quando a transformação digital está em andamento. Eventualmente isso pode ajudá-lo a transformar tudo em uma jornada suave e totalmente controlável.

Fonte: Five Things to Remember When Upgrading Your Legacy Solution por Vlad Vahromovs.

A importância da atualização do software legado.

A atualização de um sistema legado é extremamente importante. A medida em que as organizações em todo o mundo continuam automatizando e modernizando suas operações diárias em busca de aumento de receita, produtividade e diminuição de custos. Cada dia mantendo um sistema obsoleto pode significar perder a chance de obter vantagem competitiva sobre a concorrência.

Se você precisa de ajuda para atualização do seu sistema legado, entre em contato com nosso time de especialistas!