Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração antes de contratar uma empresa para o desenvolvimento do seu software, seja ele produto, plataforma, mobile app, website, e-commerce entre outros tipos de software. Nesse artigo eu gostaria de enfatizar alguns desses aspectos, que eu considero ser de suma importância para o sucesso do desenvolvimento do software.
# 1 – O Software é realmente necessário?
Muitos partem pra contratação da empresa de desenvolvimento antes mesmo de avaliar o real benefício que o software irá proporcionar.
Determine os benefícios e em seguida pesquise no mercado se já não existem soluções prontas que poderiam proporcionar os mesmos benefícios, evitando a necessidade do desenvolvimento específico.
O Google será o seu maior aliado nesse momento, e se você tiver um pouco de conhecimento da língua inglesa suas possibilidades aumentam significativamente.
# 2 – Defina objetivos claros do software.
Software sem a definição clara dos seus objetivos esta fadado ao fracasso. É através desses objetivos que construímos a visão do software que será base para todo o desenvolvimento.
Essa visão deve ser disseminada entre todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do software. Evitando o desperdício de recursos e orientando a tomada de decisões nos momentos críticos.
É fato que em tempos de “Lean” é muito difícil manter todos objetivos definidos antes do desenvolvimento até a sua conclusão. Mas mudanças muito radicais e constantes podem indicar uma deficiência nas pesquisas e concepções iniciais, resultando em um software “Frankenstein”.
# 3 – Determine o escopo mínimo do software.
O escopo é o conjunto de funcionalidades que o software deverá contemplar para cumprir seus objetivos. Esta pode ser uma tarefa complexa para quem nunca desenvolveu um software, mas existem alguns passos que podem ajudar:
– Faça a seguinte pergunta: O que o software precisa fazer para atingir o objetivo “X”? Cada objetivo pode gerar várias respostas, monte uma lista com todas as respostas encontradas.
– Agora que você tem uma lista com todos os “O quês” que seu software precisa fazer, classifique cada item da sua lista como: “Indispensável”, “Deveria ter”, “Poderia ter” ou “Dispensável por enquanto”.
– Ordene a lista com os itens classificados como; indispensáveis em primeiro, em seguida, os que deveriam ter, poderiam ter e por último os dispensáveis.
– Separe da lista todos os itens classificados como “Indispensáveis”, são esses itens que irão formar o seu escopo mínimo.
# 4 – Dedique tempo para a gestão do software.
Lembre-se que você será o dono do produto (software). Sua responsabilidade não termina ao entregar o escopo para o time de desenvolvimento. O sucesso do software depende também do seu comprometimento no processo. As principais responsabilidades do dono do software durante o processo de desenvolvimento são:
– Determinar as prioridades. O ideal é calcular o ROI (Return of Investiment) de cada item do backlog do produto e em seguida ordenar dos que tiverem mais retorno para os de menos. A prioridade pode ser revista caso ocorra algum evento relevante durante o processo.
– Levantar os requisitos de negócio. Basicamente você é responsável por descrever todas as regras de negócio necessárias. Seja através de documentos, esboços, desenhos, gráficos ou conversas que ajudam a responder os questionamentos dos desenvolvedores durante o processo.
– Validar o que esta sendo entregue. Se estiver trabalhando com um time de desenvolvimento que utiliza métodos ágeis, é ainda mais importante a sua validação no momento de cada entrega. Pois quanto antes detectar falhas, menos recursos e consequentemente dinheiro serão desperdiçados.
– Manter a visão do software alinhada. Você e a equipe de desenvolvimento devem estar sempre alinhados quanto a visão do software. Cada mudança de objetivo deve ser comunicada entre todos os envolvidos.
# 5 – Consulte o know how da empresa de desenvolvimento.
Existem todos os tipos de empresas de desenvolvimento, que desenvolvem diversos tipos de software, utilizando as mais diversas tecnologias e metodologias.
É importante que você verifique se o tipo de software desenvolvido e as tecnologias utilizadas pela empresa de desenvolvimento estão de acordo com as suas necessidades.
Também verifique como será o fluxo de trabalho durante o processo de desenvolvimento; como e quando serão as reuniões de planejamento e entrega.
# 6 – Como será realizada a manutenção do software?
Após o software entrar em produção e a medida que os usuários forem interagindo com o software, haverá a necessidade de monitorar e manter as operações do software em funcionamento através da manutenção do software.
Na manutenção a empresa de desenvolvimento poderá corrigir bugs, prevenir erros, melhorar algumas funcionalidades e evoluir outras. É importante estar a par de como será realizado esse processo.
O pré-desenvolvimento é fundamental para o sucesso do software.
Esses são alguns dos importantes aspectos que fazem parte da fase de pré-desenvolvimento de um software. E que podem ser de grande valia não somente para contratação de uma empresa especializada em desenvolvimento de software, mas também para a montagem de uma equipe interna de desenvolvimento.
Quer saber mais sobre outros fatores de sucesso de um software? Deixe nos comentários.
Deixar um comentário