Hoje em dia, a maior parte das organizações ainda depende da infraestrutura existente combinada com novas tecnologias. Em outras palavras, as empresas combinam o software mais recente com sistemas legados desatualizados. Às vezes eles estão mudando gradualmente em direção a uma nova infraestrutura enquanto mantêm a operação da empresa usando tecnologia antiga.

Ao mesmo tempo, muitas empresas ainda usam infraestrutura desatualizada. Em TI você pode considerar um software como legado quando está muito além de seu auge mas ainda está sendo usado. Isso pode se referir a um equipamento desatualizado, um software excessivamente antigo ou um monte de processos que podem ser substituídos por outros consideravelmente mais eficazes na atualidade. Às vezes é uma mistura de tudo o que foi mencionado acima.

O que torna uma solução legada?

O Gartner estima que cada dólar investido no avanço dos negócios computadorizados até 2020-2021 exija que as empresas gastem algo como três vezes isso para modernizar seu portfólio de software legado. Portanto atualizar a estrutura legada é uma empreitada custosa, e modernizá-la exige grande investimento das empresas. Capitalizar o dinheiro gasto exige que você considere cuidadosamente qual modernização de sistema trará mais benéfico para você.

O software legado é o produto que não atende mais às necessidades de negócios atuais, pois é antigo por qualquer um destes motivos:

  • Não é compatível com os atuais padrões de programação e infraestrutura.
  • Não é mais suportado por seu desenvolvedor.
  • Ele foi projetado para um sistema operacional obsoleto ou desatualizado.
  • Ele passou por um longo período de manutenção e foi mantido por diversos desenvolvedores.
  • Desenvolvedores com experiência em tais estruturas mudaram para diferentes stacks (pilhas) de tecnologia ou se aposentaram.
  • É muito desafiador (ou mesmo inviável) escalar devido à sua infraestrutura antiga.
  • Apresenta um pacote completo de possíveis problemas de integração e conformidade.

Ao contrário do que se normalmente pensa, um software legado não necessariamente é antigo. A parte mais negativa dessas estruturas legadas é que elas ainda são empregadas, mesmo apesar do fato de frequentemente não atenderem às demandas críticas e apoiarem as principais operações de negócios como deveriam. Então, convenhamos – quando há um software legado que você não pode substituir, você deve pelo menos optar pela modernização.

Quanto você paga a mais para manter seu software legado.

Embora possa parecer que você está economizando quando não gasta dinheiro atualizando seu produto digital, isso pode custar muito mais a longo prazo. Com base em pesquisas recentes sobre software legado e seus custos de manutenção, dez dos softwares legados da autoridade pública nos Estados Unidos custam cerca de US$ 337 milhões por ano para serem executados e mantidos.

As estruturas legadas podem custar a uma empresa até 20% de aumento de gastos de forma consistente para suporte. Portanto, modernizar seu software legado pode ser uma ótima opção por causa dos riscos e ramificações de custos de manutenção de softwares obsoletos.

Custos ocultos de manutenção de sistemas legados.

Na maioria das vezes a utilização e manutenção de sistemas legados é acompanhada por um grande declínio na produtividade e no desempenho. De qualquer forma, existem custos ocultos sob o guarda-chuva geral do desempenho prejudicado.

Time de TI sobrecarregado.

Trabalhar com sistemas legados desatualizados pode sobrecarregar o time de TI e prejudicar a proficiência. Como o sistema contém bugs, todo o trabalho estará focado na localização e correção desses bugs, ao invés de focar em novas funcionalidades ou necessidades de negócio de longo prazo. Com o passar do tempo, isso pode resultar em uma quebra no desempenho geral da empresa.

Atualização do banco de dados.

Os dados são o elemento central de qualquer processo ou operação dentro da empresa. Sistemas legados constantemente carecem de um módulo de preparação de dados centralizado. Na verdade, mesmo aqueles com dados cuidando dos sistemas têm um design desalinhado. Da mesma forma, a maioria das empresas precisa gastar rotineiramente uma quantia considerável de seu orçamento no redesenho de bancos de dados legados.

Segurança da informação.

A falta de segurança da informação é particularmente preocupante, pois muitas dessas soluções legadas lidam com informações confidenciais dos clientes. Esses sistemas vêm com algumas deficiências difíceis de corrigir, que podem resultar em uma quebra de dados ou perda total de dados. Ao passo que a necessidade de modernização dos processos de segurança da informação aumentam significativamente a cada dia.

Tempo de inatividade (downtime) regular.

As estruturas legadas podem frequentemente passar por tempo de inatividade, o que pode causar sérios problemas em departamentos ou perdas financeiras à organização. Por exemplo, se você estiver executando um sistema legado de contabilidade, um possível tempo de inatividade durante o horário de trabalho pode congelar a entrada de caixa e impedir que sua empresa gere receita.

Experiência do cliente.

Existem exemplos em que o software legado de baixo desempenho resultou em clientes desapontados e na diminuição do faturamento da empresa. Manter uma ótima experiência do cliente é fundamental para a conquista de qualquer empresa no atual mercado acirrado e convenhamos, a utilização de sistemas legados é inconveniente para o seu negócio. A atualização dos sistemas legados é crucial para continuar atendendo às necessidades de seus clientes.

Oportunidades perdidas.

O software atualizado e moderno impacta diretamente no desenvolvimento de seus negócios, incluindo novas disposições que aprimoram o ciclo de melhorias, melhor fluxo de informações, análise ou até mesmo melhor produtividade operacional geral, o que gera crescimento de receita para a empresa.

Os aprimoramentos de software mais atuais giram principalmente em torno de uma melhor reconciliação e interconectividade entre as partes da estrutura e uma automação de processo mais eficaz. Perdê-los significa perder vários ativos que você poderia ter e utilizar com mais sabedoria.

Fonte: Five Things to Remember When Upgrading Your Legacy Solution por Vlad Vahromovs.

Como atualizar seu software legado.

Precisa de ajuda para atualizar o seu software legado? Entre em contato com nosso time de especialistas!